domingo, 5 de agosto de 2012



01/08/2012
Moção pedirá desativação das duas unidades da Fundação Casa no Município
A Câmara Municipal de Praia Grande vota, na próxima quarta-feira (8), moção ao governador do Estado, Geraldo Alckmin, solicitando a imediata desativação das duas unidades da Fundação Casa no Município. A propositura foi apresentada pelo vereador Leandro Rodrigues Cruz (PPL), o Leandro do Avelino, na manhã desta quarta-feira (1ª), durante a 23ª Sessão Ordinária, primeira assembleia depois do período de recesso parlamentar.

A moção que pede que o equipamento no Bairro Esmeralda seja desativado é motivada pelas quatro rebeliões ocorridas no mês de julho. A propositura ainda exige a consequente remoção dos internos para outra unidade na Região e sugere a construção de dois novos prédios da Fundação Casa nos arredores do Centro de Detenção Provisória (CDP), em terreno pertencente à Prefeitura.

“A população de Praia Grande e moradores do Bairro Esmeralda não podem mais conviver com o pânico e o terror a que estão submetidos atualmente. Isto ocorre pela falta de compromisso e de responsabilidade do Governo do Estado, que instalou em área inadequada, estas unidades, com uma proposta diferente, mas que são tão ou mais perigosas que a FEBEM”, disse o autor da moção.

O vereador Esmeraldo Vicente dos Santos (PMDB), o Dinho, destacou os esforços que a Câmara fez para evitar a instalação da unidade no local. “Destacamos em audiência pública que a lei de zoneamento não permitia tal feito e, infelizmente, agora estamos vendo os resultados que temíamos. A população está refém de uma situação de insegurança. Sabemos da necessidade da unidade no Município, mas ela devia ter sido construída no lugar certo”, disse.

Para o vereador Antonio Eduardo Serrano (PSB), conhecido como Doutor Serrano, houve irresponsabilidade na construção do prédio. “Concordamos que os familiares deveriam estar mais próximos dos internos, mas devia haver uma equipe técnica especializada para indicar um local para garantir que a construção do equipamento não interferisse na segurança da população local, comprometendo toda a sociedade.”

Segurança – O vereador Katsu Yonamine (PSDB) também usou seu tempo na plenária para falar sobre segurança e destacou que o item está sobressaindo como prioridade da população. “Seria ideal que houvesse uma tratativa para pressionar o Governo do Estado a fim de garantir mais segurança à população”, sugeriu.

O vereador Antonio Cavalcante da Silva (PSDB), o TC, comentou a situação e também fez sua reivindicação. “A Polícia Militar faz sua parte, mas seria de extrema importância que fosse instalada uma base da ROTA na Cidade ou Região. Assim a segurança seria intensificada já que os marginais se sentem mais intimidados dessa maneira”.


Por Christiane Disconsi, MTB 52.820

Nenhum comentário:

Postar um comentário